Cartilha de Saúde Para Idoso e Famíliares

24/01/2015 00:06

CARTILHA DO IDOSO NA ÁREA DA SAÚDE

DIREITO DOS IDOSOSE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

A política Nacional do Idoso (Lei 8842/1994) tem como objetivo assegurar ao idoso seus direitos sociais, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Propõe criar condições para promover a longevidade com qualidades de vida, colocando em prática ações voltadas para saúde e condições de dignidade.

O risco de quedas aumenta com o avançar da idade, podendo chegar a 51% em idosos acima dos 85 anos, as quedas estão relacionadas com o ambiente, locais públicos, transporte coletivo e uso de medicações não prescritas por médicos.

PREVENÇÃO DE QUEDAS:

·         Evite tapetes, fios de extensão, degraus na residência, pisos lisos;

·         Banheiros com portas voltadas com abertura para fora, na necessidade de um uma queda dentro do banheiro, à pessoa que está fora consegue abrir com maior facilidade;

·         Coloque tapetes antiderrapantes no Box, barras de apoio;

·         Coloque boa iluminação na residência, tenha uma lanterna próximo da cama e interruptor próximo as entradas;

·         Evite armários altos;

·         Não suba em cadeiras e escadas;

·         Ao fazer limpeza na residência evite jogar agua com produtos como sabão em pó, detergente e agua sanitária;

·         Utilize sapatos confortáveis;

·         Ao andar por calçadas com elevações ou buracos, procure andar com calma e olhar para o chão, mas evite calçadas em mau estado;

·         Embarque no ônibus somente se o motorista enxergou você e que está parado para o embarque e procure sentar no banco mesmo que logo pretende descer,

·         Procure atravessar na faixa de pedestre, certificando que os carros estão parados;

·         Não faça uso de medicações sem prescrição médica, às medicações podem causa hipotensão postural, vertigem, tonturas, confusão mental causando quedas.

·         Tenha sempre em mãos telefones úteis da família e SAMU na bolsa e próximo à cama e sofá.

Curiosidade: Segundo o Portal da Saúde o SUS gastou em 2009 quase 81 milhões com fraturas em idosos, atinge toda família, porque o idoso fica hospitalizado, depois necessitam em casa de auxilio, às internações aumentam com mulheres porque ainda fazem muitos serviços domésticos e acabam sofrendo quedas em locais molhados e escorregadios.

·         A queda em idosos pode causar prejuízos a qualidade de vida, podendo acarretar em imobilidade, dependência dos familiares, sem falar no índice de mortalidade.

·         Por segurança o idoso deve avisar o médico se caio nos últimos seis meses.

Art. 15. É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.

PORTARIA Nº 3.213, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2007:Institui Comitê para assessorar políticas de prevenção e promoção dos cuidados da osteoporose e de quedas na população idosa.

PLANO DE SAÚDE:Algumas famílias optam em fazer planos de saúde para seus familiares idosos, mas é importante ter conhecimento dos direitos. Estatuto do Idoso – quanto aos planos de saúde, o projeto veda a discriminação do idoso com a cobrança de valores diferenciados em razão da idade, determinando ainda ao poder público o fornecimento gratuito de medicamentos, assim como próteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação.

Art. 20. O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade com 50% de desconto quando a renda é inferior a dois salários mínimos.

Dicas de cuidado com a saúde:

·         Procure fazer atividades físicas, os exercícioscontribuem para fortalecer a musculatura e melhora a condição da estrutura óssea, prevenção de osteoporose, bem estar físico e mental.

·         Exposição do sol com horários indicados pelo médico contribui para absorção do cálcio no organismo, vitamina D que são nutrientes essenciais para o fortalecimento dos ossos;

·         Alimentação saudável, com nutrientes adequados melhora o funcionamento do organismo contribuindo para uma boa saúde e prevenindo doenças crônicas;

·         Evite cigarros e bebidas alcoólicas;

·         Cuide da higiene bucal, escove a próteses dentárias, dentes, e visite o dentista;

·         A saúde emocional é tão importante quanto à saúde física, evite situações de estresse, ansiedade, isolamento social e da família;

·         Realize atividades de laser, procure aprender coisas novas, ler, pintar, dançar, viajar, procure locais que ofereçam atividades para pessoas idosas;

·         Faça uso de camisinha com seu namorado, vem aumentando do HIV em pessoas com mais de 60 anos, prevenir e amar faz parte da sua saúde;

·         Faça uso somente das medicações que o médico prescreveu, não misture medicação sem o conhecimento do médico, medicações contribuem para quedas, convulsão, aumento da pressão arterial ou baixar a pressão muito.

Responda as perguntas e identifique se está cuidando bem da sua saúde:

·         Faz acompanhamento regular ao médico no mínimo uma vez ao ano?

·         Quando foi a ultima vez que realizou exames gerais de saúde?

·         Quando foi a ultima vez que foi ao dentista?

·         Faz uso de medicação para qual doença, recebeu orientações sobre ela?

·         Costuma ir a farmácia e comprar remédio sem receita, sabe dos riscos?

·         Tem habito de ir ao posto de saúde verificar a pressão arterial?

·         Você fuma, ou tem amigos que fuma?

·         Faz uso de bebida alcoólica, tem problemas com a bebida?

·         Você tem atividades de laser e grupo de amigos?

·         Consegue dormir uma noite inteira?

·         Tem problemas para segurar a urina?

·         Já caio em casa depois de sentir tontura?

·         Faz sexo sem camisinha com a companheira (o) que conheceu em grupos de idosos?

·         Tem uma boa alimentação?

·         Sente-se sozinho, família não acompanha?

Ao responder as perguntas e 3 respostas foi "não" procure a unidade de saúde mais próxima para receber orientações de prevenção e cuidados com a saúde física e emocional.

Está sentindo-se sozinho, abandonado pela família, não tem amigos, não faz atividades de laser, após aposentadoria, não consegue dormir a noite. O risco do isolamento social e a falta de vinculo familiar pode trazer prejuízo emocional e depressão, contribuindo para o surgimento de outras doenças crônicas.

Conheça as principais doenças comuns no grupo de idosos:

·         Doenças cardiovascular, câncer, depressão, pneumonia, bronquite crônica, infecção urinária, acidente vascular cerebral (AVC), osteoporose, artrose, neurodegenerativas ( Parkinson, Alzheimer, demências), dor crônica e diabetes.

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA O IDOSO E FAMILIAR

Para família e idoso que tem acesso internet acesse o site casa segura que descreve os cuidados para melhor qualidade de vida e prevenção de acidentes com idosos.www.casasegura.arq.br

Acesse o Portal da Saúde e conheçaos direitos do idoso, legislação, estatutos, cartilha do idoso e do cuidador. Não tem acesso a internet solicite ao unidade de saúde mais próximas informações ou cartilhas impressas.

Conheça os locais que oferecem programas de laser, atividade física, e aprendizagem.

O Pró-Idoso fica na rua Itapiranga, nº 368, bairro Velha. Telefone: 47 3326-6785são oferecidas 32 atividades gratuitas.

No Site tem mais informações www.blumenau.sc.gov.br/idoso

Na FURB existe o Programa de Educação Permanente com diversas atividades gratuitas e algumas são cobradas taxas como natação, informática, valores acessíveis aos idosos. Está localizado no Campus 1, Bloco L, sala L-001, atrás do ponto de ónibus da Rua São Paulo. Telefone 047 33210348. Acesse o site:www.furb.br/ terceira-idade

É importante o idoso participar de programas com atividades que estimulem a áreas motora, memória, socialização, novas aprendizagens que contribui para uma saúde física e mental saudável.

O idoso saudável tem sua autonomia preservada, tanto a independência física, como a psíquica. (Portal da Saúde)

“LEMBRE-SE QUE OS CUIDADOS COM SUA SAÚDE CONTRIBUEM PARA A LONGEVIDADE COM SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. COMPARTILHE O CONHECIMENTO COM SEUS FAMILIARES E AMIGOS.”

Elaborado pela Psicóloga Simone Padilha-CRP 12-13390

Atendimento Psicológico Domiciliar para Idosos acamados.

 

 

 


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