Prevenção ao Suicídio

10/09/2018 10:31

Prevenção ao Suicídio

Você tem quantas chances quiser!

Acredite na sua coragem de viver!

Reflexão da Psicóloga Simone Padilha-CRP 12-13390

 

Segundo o CVV a cada 45 minutos um brasileiro, tira a própria vida, ainda é muito questionado as causas do suicídio, julgado os que por vezes expressam o desejo de acabar com a vida, que a vida não faz mais sentido, e aqueles que acabam por vezes tentando, são discriminados pela sociedade em geral.

 

Grande maioria das pessoas que me procuram e são de todas as idades, adolescentes, jovens adultos, homens e mulheres, os homens tem uma demanda maior pela grande ansiedade de poder cumprir com as obrigações familiares financeiras, adolescentes o imediatismo, conflitos com os pais, mulheres é a cobrança de dar conta de tudo, carreira, filhos, casa e esposos.

 

Mas todos no geral referem muita frustação pelo trabalho, conflitos familiares, não confiar mais nas pessoas, fazer planos e não dar certo, escolhas erradas de relacionamentos, perda do trabalho, procura agradar a todos, dificuldades de dizer não, e gera muito conflitos internos guardar os sentimentos , e por um certo tempo, guardar todos esses conflitos, começa gerar emoções não razoáveis, raiva, frustração, vergonha, culpa, depressão e ansiedade e levando ao sofrimento interno, causando muita angústia, dor na alma, pacientes que tiveram pensamentos suicidas e conseguiram se recuperar e aprender a viver novamente, relatavam dor da alma, que parece não sentir mais vivos, e os pensamentos vem por fatores do adoecimento da saúde mental, onde não estimula mais hormônios saudáveis, por isso a necessidade de medicação com indicação psiquiátrica e acompanhamento com Psicólogo, para aprender administrar todos os pensamentos, dificuldades de compressão da vida.

 

 Os pacientes, conseguiram com acompanhamento Psicológico e Psiquiátrico melhorar sua saúde mental e viver de forma saudável e aprenderam que a vida pode dar muito errado, mas ter a resiliência para recomeçar quantas vezes for necessário, e não desistir da vida.

 

Compreenda o que leva uma pessoa a tentativas até conseguir tirar a própria vida, a dor da alma, é insuportável, não ter mais sentido de viver, abandonam  a família, não saber como enfrentar os desafios da vida, ninguém pensa em morrer, se não tem um sofrimento maior, esse sofrimento pode ser desencadeado por vários fatores, a qualidade de vida, administrar os conflitos, transtornos de personalidade, depressão e ansiedade, e a dificuldade de expressar e buscar auxilio profissional.

Compreenda o que é qualidade de vida, identifique se está conseguindo administrar seus conflitos, ou deixando de lado, sem enfrentar os mesmos, se consegue sentir as emoções e expressar, podemos sim, sentir tristeza, alegria, aborrecimento, arrependimento, sentir-se contrariado, decepcionado, preocupado, são emoções razoáveis de sentir, evitar de sentir elas, e desejar sentir apenas a felicidade, é uma grande ilusão, e passamos a sentir, culpa, vergonha, frustração, raiva, depressão, ansiedade. Quando algo da errado em sua vida ( e acredite vai dar muito errado), mas tudo certo se arrepender e ficar triste, aborrecido,  ou lhe trataram com injustiça, é adequado sentir as emoções razoáveis.  Evitar de fazer novas amizades, porque se decepcionou com amigos velhos, não é a melhor forma e nem saudável de lidar com conflitos, você pode sim, ficar triste e decepcionado com seus amigos, mas vai existir pessoas legais, aprender administrar e sentir as emoções razoáveis e expressar,   possibilita adaptar-se aos desejos para sobreviver e ser feliz, guardar as emoções não é saudável, converse com amigos, familiares, ou profissionais de saúde.

 

Saúde Mental é o equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas. É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um amplo espectro de variações sem perder o valor do real e do precioso. É ser capaz de ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço. É buscar viver a vida na sua plenitude máxima, respeitando o legal e o outro. (Dr. Lorusso);

Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros. Aceitar as exigências da vida.

Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade, raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

 

Depressão: A OMS define depressão como um transtorno mental comum, caracterizado por tristeza, perda de interesse, ausência de prazer, oscilações entre sentimentos de culpa e baixa autoestima, além de distúrbios do sono ou do apetite.

Ansiedade: Os sintomas de ansiedade podem se manifestar a nível físico, como a sensação de aperto no peito e tremores ou a nível emocional como a presença de pensamentos negativos, preocupação ou medo, por exemplo e, geralmente, surgem vários sintomas ao mesmo tempo.

A depressão e ansiedade é uma das doenças que mais incapacitam pessoas ao redor do mundo. De acordo com um estudo divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior prevalência da doença no último ano, com 10,8% da população apresentando o distúrbio mental. 

O custo da depressão e ansiedade geralmente é muito alto, e não só em termos de perda monetária; pode custar relacionamentos, empregos, e, não raro, a própria vida. O mais trágico desfecho da depressão e ansiedade é o suicídio. A cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo, e as ações preventivas são urgentes. Dados da OMS.

Vencer o estigma, promover atitudes positivas da comunidade em relação aos portadores de transtornos mentais e estimular a procura pelo tratamento são atitudes e questões urgentes da saúde pública, procure um Psicólogo e Médico Psiquiatra se estiver com os pensamentos de tirar a vida.

Psicóloga Simone Padilha CRP 12-13390

 

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!