Escolha Profissional

24/02/2016 20:08

Escolha Profissional serve para quem ainda não escolheu, e para aqueles que já escolheram, trabalharam muito tempo, ou se formaram, mas acabram desistindo de exercer a profissão, mas estão buscando novos desafios profissionais, que é a escolha de carreira.

Ao longo da vida fazemos muitas escolhas. Mas considero que uma das mais difíceis é a escolha profissional. Os jovens, que mal saíram da adolescência, precisam tomar uma decisão que pode definir seu futuro. Além disso, são bombardeados por informações sobre as melhores profissões para trabalhar e ainda sofrem com a pressão dos pais e as influências de seus grupos de amizades.

orientação profissional, muitas vezes também chamada de orientação vocacional , é um serviço especializado  que tem por objetivo auxiliar os jovens na escolha de sua futura profissão. O processo inclui atendimentos individuais, com atividades e testes psicológicos que propiciam o autoconhecimento, a informação profissional (considerando as atividades profissionais, bem como as informações relativas aos cursos e instituições), o estabelecimento dos principais critérios que norteiam essa escolha e a construção de um projeto de vida que possa aliar as expectativas pessoais e profissionais. O conceito de carreira também é trabalhado, de forma que o adolescente seja capaz de compreender que esta é derivada de uma série de escolhas ao longo da vida. 

As dúvidas presentes nessa fase da vida com relação a escolha da profissão envolvem dilemas como:

  • Fazer o que gosto ou o que garante maior retorno financeiro?
  • Considerar as matérias que tenho maior facilidade para escolher profissões associadas às áreas de humanas ou exatas ou buscar profissões que eu goste mais?
  • Buscar cursos mais tradicionais ou arriscar um curso novo?

O trabalho de orientação profissional para estudantes do ensino médio é realizado por meio de atividades que possam auxiliá-lo a se sentir mais seguro com a escolha, diminuindo assim a probabilidade do mesmo se arrepender após o ingresso no ensino superior, o que poderia leva-lo à evasão do curso. Para alcançar este objetivo, o processo de OP inclui a discussão (por meio de atividades) de temas como:

  • Autoconhecimento: história de vida, valores, interesses e habilidades.
  • Educação superior: informações sobre diferenças entre modalidades de cursos superiores: licenciatura, bacharelado e tecnológico; diferença entre instituições: centros universitários, faculdades e universidades; compreensão das ênfases nos cursos.
  • Processo decisório: influências pessoais e de contexto, avaliação dos critérios adotados para efetivação da escolha.

Para Escolha de Carreira:

  • Insatisfação com o curso: destinado aos estudantes que se encontram inseguros ou insatisfeitos com a sua escolha é oferecido um serviço que tem por objetivo auxiliar o estudante na decisão de continuidade ou não no curso de ingresso. Para alcançar este objetivo, são propostas atividades de autoconhecimento e de informação profissional, que permitam ao estudante avaliar o seu grau de compromisso com o curso e, consequentemente, avaliar sobre os ganhos e perdas implicados na sua possível evasão. É comum, principalmente na fase inicial do curso, o estudante ficar em dúvida com a sua escolha. No entanto, esta dúvida pode estar associada a outras dificuldades que o mesmo está passando, por isso a necessidade de um trabalho que o auxilie em uma tomada de decisão mais consciente, onde os reais motivos da mesma possam ser clarificados. Para aqueles que, ao final do trabalho, optarem pela desistência do curso será oferecido o serviço de Reorientação Profissional.
  • Planejamento de carreira: destinado aos estudantes em fase final de curso, este serviço tem por objetivo auxiliar os mesmos em seu processo de construção da carreira. O trabalho é realizado por meio de atividades que favorecem: o autoconhecimento; a identificação das principais áreas de atuação; o alinhamento das expectativas pessoais e profissionais e o planejamento dos próximos passos após a conclusão do curso.
  • Preparação para o ingresso no mercado de trabalho: destinado aos estudantes em fase final de curso, este serviço tem por objetivo orientar sobre as principais etapas dos processos seletivos, incluindo a elaboração de currículo, participação em entrevistas e dinâmicas de grupo. Referencia: https://www.rafaelabrissac.com.br/orientacao-profissional.html

Agende seu Horário para Escolha Profissional ou Escolha de Carreira

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!