Autismo em Adolescentes e Adultos

22/06/2021 10:43

Autismo em Adolescentes e Adultos

Um mundo que não me pertence, um mundo que não compreendo se torna tão dolorido viver e sentir como as pessoas demonstram diariamente.

Muitas vezes aquela piada que todos começam a rir procuramos compreender a lógica, aquele filme hilário para todos, começamos observar os detalhes que ninguém percebe, aquele momento que as pessoas se emocionam com algo , ficamos analisando o comportamento de cada pessoa.

O isolamento social, não acontece por não desejar ter amigos, mas sentir-se esquisito acaba gerando  e distanciamento das pessoas,preferem entrar no mundo imaginário onde possamos criar, rir do nosso modo, pensar logicamente e se sentir protegido das falas egocêntricas das pessoas sobre parecer estranho aos olhos dos demais.

Quando pensamos em algo, aquele pensamento fica repetidamente na cabeça, ao ponto do externo não ser tão interessante, quando aprendemos algo novo, não consiguimos ficar apenas no resumo da história, vamos mergulhar em pesquisas para ter mais clareza sobre o tema sugerido entre uma roda de conversa, na escola, família e no trabalho.

As pessoas falando repetidamente e voz alta cansacausa sensação desagradável, o corpo reage com dores, zumbidos, ir a uma festa com som alto e luzes é perturbador, podemos nos esforçar muito em permanecer, mas dentro de nós é uma sensação tão dolorida que precisamos de dias para recuperar a tensão gerada pelo desconforto.

Ser atípico não é um problema, o problema é as pessoas não compreenderem que cada indivíduo tem sua forma de sentir e perceber o mundo.

Quantas pessoas já conheci, mas não consigo manter uma amizade de manter uma conversa paralela que não é do nosso interesse, muitos querem falar do cotidiano, sobre família, filhos, jogo de futebol, moda, notícias comuns que para nós são incomuns, queremos falar de assuntos profundos e complexos aos olhos das pessoas parece ser estranho, ignoram a fala, se afastam ou nos afastamos por não sentir tão confortável.

A flexibilidade o descompromisso é algo difícil de compreender, seguir regras e rotinas, fazem sentir emocionalmente tranquilo e seguro, quando alguém fala vou estar as 13 horas em tal local, e meia hora antes modifica o horário e local, isso causa um desconforto, para muitos irritabilidade, ansiedade.

Gostar de colecionar e fazer atividades repetidamente não é um problema para os atípicos, proporciona tranquilidade, entramos em mundo paralelo e esquecemos que a vida pode ser desconfortável com barulhos, pessoas falando ao mesmo tempo.

Profissionalmente se encontramos uma atividade laboral que não precisamos depender totalmente de outros, proporciona sensação agradável, por vezes precisar reportar a outros e com equipe, gera um desconforto grande, ou causamos desconforto as pessoas, por falar com mais sinceridade, difícil querer mentir ou omitir uma verdade, até podemos fazer algo conforme a sociedade nos modela, mas será um sofrimento intenso ter atitudes que não fazem parte das regras.

Quantas vezes a critica nos acompanhou ao longo da infância, adolescência e ainda acompanha na vida adulta, por pensar, agir e viver de forma diferente dos amigos e primos, irmãos, a exigência de pertencer ao mesmo mundo, seguir os mesmos padrões sociais, ser sociável e viver como os nossos pais nos ensinam.

É libertador saber que pensar, viver e agir diferente é só uma forma diferente de existir nesse mundo, onde podemos respirar e pensar sem julgamentos, trabalhar conforme nos proporcione bem-estar e segurança, ser respeitado pelos demais sem julgamento de estar sendo egoísta, grosseiros e diferentes.

Ao longo da vida, já conhecemos muitas pessoas, mas permaneceram em minha vida social pouquíssimos, e não é um problema para nós, não sentimos necessidade de ter muitas pessoas e sim pessoas que sabem compreender e ouvir sem julgar.

Ser atípico é só uma maneira de ver e sentir o mundo com mais sensibilidade, gostamos de namorar, trabalhar, estudar e viver tranquilamente, podemos estar no meio profissional como: médicos, enfermeiros, psicólogos, veterinários, advogados, vendedores, juízes, professores e demais profissões existentes no mundo inteiro.

Por vezes, até descobrir que somos atípicos, desenvolvemos ansiedade, depressão e outros transtornos, por não saber compreender com pensamentos, sentimos e agimos.

Identificou-se com esse texto, quer saber mais sobre suas angústias, procure ser avaliado por um profissional. 

Compartilhe comigo suas experiências. 

Psicóloga Simone Padilha CRP 12-13390

 

 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!